domingo

Novos recursos: onomatopéias, expressões, gestos e...meias !!!

É verdade...
Uma outra vez em que fui contar a estória, resolvi estimular a imaginação da turminha, e nada melhor do que apresentar algo não-pronto, algo que precisa ser completado com a fantasia e a imaginação !

Cheguei, e logo perguntaram "você trouxe os bichinhos?"..."os palitinhos ?!?".

Fiz uma cara bem enigmática, e balancei a cabeça respondendo que "não..."

"O que você trouxe então ?" perguntaram meio decepcionados, meio curiosos.

"Ah! Vocês vão ver..." respondi - e cantaroando "era uma vez...a estória vai começar..." convidei-os a sentar no chão e em roda, enquanto preparava com os panos coloridos o "cenário".

Tirei de uma bolsa 4 pés de meias em cores diferentes. As meias estavam esticadas, e sem muita pressa comecei a enrolá-las, formando assim os personagens, enquanto começava a contar a estória.

As carinhas surpresas e maravilhadas que fizeram foi formidável !!!

Para enriquecer ainda mais, resolvi substituir as falas do cão, do gato e do pato por onomatopéias entoadas de maneiras variadas e acompanhadas de gestos e expressões faciais :

miaaaaau, miaumiaumiau...!

Au!Au,au,au!...

Quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá...!

Foi muito divertido, rimos muito, enquanto as crianças assumiam o contar a estória com as onomatopéias, gestos e caretas !!! Devíamos ter filmado...

No final da estória queriam mais, e mais; e uma delas se saiu com esta :"Legal, vou contar esta (estória) lá em casa, porque meia...eu tenho !

Não é maravilhoso ?

"...Entrou por uma porta, saiu pela outra...quem quiser, quem quiser que conte outra !"

Até a próxima, e não se esqueçam de COMENTAR, tá ?
Um beijinho carinhoso, Betty
Notícia de última hora : ultrapassamos as 1000 visitas !!! Super obrigada !!! Beijos...

7 comentários:

Anônimo disse...

OI BETTY QUE LEGAL VIMOS O SEU BLOG. MAS SABE COMO É, COMECEI A LER E LOGO ALGUEM COMEÇOU A PENTELHAR OU MELHOR PEDIR PARA CONTAR A ESTÓRIA DA GALINHA RUIVA.

NÃO TIVE TEMPO DE OLHAR TUDO, MAS PROMETO VOLTAR OUTRAS VEZES

BJUS

ADRI, TECO E CAROL

Greice Amorim disse...

Olá, que idéia legal, adoreiiiii!
Quanto ao molde da galinha eu não tenho aquele ficou ruim porque eu ampliei mas no tamanho original tb tá ruim. Mas prometo que vou tentar fazer um molde. Daí te envio.
Beijos♥♥♥
Greice

Juliana disse...

Adorei a idéiaaaaaaa!!!

Parabéns!!!

Beijos!!!

Juliana disse...

Te mandei um email, da uma olhadinha lá... de como falar comigo!

Bjinhus!!!

Tatiabc disse...

Adoreeeeeei! Isso é que é criatividade... Vou fazer joje mesmo com minha turminha de Jardim III e 1º ano.

Anônimo disse...

Betty, que legal!!!!! É muito interessante o conto de histórias de personagens imaginários através de objetos...meias!!!
É muito bom e realmente surpreendente essa prática, pois do simples, passa a ser espetacular. Amei. E isso me deu idéias para fazer com qualquer outro objeto que tenho em casa para contar histórias para minha filha de 3 anos, que já é uma moça artista, ou melhor, arteira!!! rs rs rs. Obrigada por se dispor em ensinar-nos a todo momento através de suas publicações. Visitei hoje pela primeira vez e, como gostei, estarei mais vezes conectada. Um abraço e até mais! Vaniamax.

Anônimo disse...

oi! Betty achei muito interresante e super legal,pois trabalho numa escola e sei como é difícil chamar a atenção das crianças para nós. Bom obrigada pela ideia que ajudou trazendo novas ideias.